Como melhorar a fixação entre camadas

Como melhorar a fixação entre camadas

Objetivo

Este artigo tem como objetivo demonstrar como aumentar a fixação entre as camadas, para peças que sosfrem forças no sentido das camadas.

Quando sabemos para que peça este ajuste é necessário?

Quando a peça impressa começa a romper no local entre uma camada e outra, quebrando exatamente nesta linha, significa que precisamos melhorar esta adesão, aumentando a superfície de contato entre as camadas.

Como melhorar

Maior largura de extrusão

A largura de extrusão define o quanto de material estará sendo extrudado em certa área, e no caso, quanto maior, mais fixação entre as camadas, pois aí aumente a superfície de contato entre uma camada e outra, o mesmo motivo de utilizarmos a aba nas impressões, para melhorar a fixação entre a peça e a mesa de impressão.
Como padrão, temos o diâmetro da ponteira como a largura de extrusão padrão, mas podemos até duplicar este valor para uma extrusão mais larga e com melhor aderência.
Exemplo: Na nossa produção, utilizamos a ponteira de 0.6mm, mas com uma extrusão de 0.8mm, aumentando a fixação entre as camadas.
Onde alterar a largura de extrusão?
No PrusaSlicer, vamos em configuração de impressão, avançado e a primeira opção já será a largura da extrusão:

Não está vendo o menu avançado? Altere para a visualização avançada!

Maiores temperaturas

Com o aumento de temperatura, de 5-15°C em média, fazemos com que as camadas realmente se fundam, que seria como se elas fossem um só, deixando de ser linhas separadas, porém, grudadas.
Para aumentar a temperatura, utilize o artigo: 

Retirar/diminuir a ventilação

Quanto maior a ventilação, mais rápido o material irá esfriar depois de impresso, e isso reduz a aderência quando a próxima camada for passar, logo, com menor ventilação, a camada anterior não resfria tanto e tem melhor aderência.
Para mexer nela, vamos nas configurações de filamento e depois em resfriamento:

Na opção  3 podemos, nas duas caixas de opção, ao desativar, não terá resfriamento da ventoinha lateral, o resfriamento da peça.
Na opção  4, é a velocidade mínima da ventoinha e na opção  5, é a velocidade máxima de ventilação.

Maior número de perímetros

Perímetros são as paredes que dão a resistência da peça, a estrutura em si.

Os perímetros estão destacados acima, em laranja o perímetro externo e o em amarelo, o perímetro interno, nota-se que temos dois perímetros na imagem, um externo e um interno (sempre terá um externo), mas vamos aumentar o valor de perímetros para 4 e vermos como que fica na peça:

Agora temos 4 perímetros, sendo um externo e 3 internos.
Exemplo: Na nossa produção, imprimimos com 25% de preenchimento e 4 perímetros.

Redução da velocidade

Com redução na velocidade, temos um acontecimento chamado de overheating, no qual nós aquecemos não só a camada que está sendo impressa, mas também as camadas abaixo, fazendo com que a aderência fique melhor, porém, em peças muito pequenas, causa um empenamento em cantos vivos, não sendo otimizado para a peça.
Para reduzir a velocidade, basta utilizarmos os perfis de impressão com -QualiAlta no final do nome, pois eles já reduzem a velocidade consideravelmente para realizar a impressão mais detalhada.

    • Related Articles

    • Destravando a movimentação do Z | Sobrepondo objetos no PrusaSlicer

      O PrusaSlicer possui uma trava no eixo Z, onde não permite que as peças fiquem flutuando na mesa de impressão. Isso acontece justamente para não permitir que objetos sozinhos, não sejam impressos no ar criando camadas vazias. Porém às vezes ...
    • PrusaSlicer - Como variar a altura de camada

      Objetivo Este artigo tem como objetivo mostrar como utilizar a função de altura de camada variável com o fatiador PrusaSlicer. Como ativar? Selecione o objeto com o botão esquerdo e clique no ícone de variação de camada: Isso abrirá um novo menu: ...
    • Bico entupido, Filamento cavando ou Extrusão falhando (Stella 2)

      Cavou o filamento na cabeça de extrusão? Ou patinou desgastando o filamento?  Um dos indícios deste sintoma é o acúmulo de filamento ali na região da alavanca, onde o filamento entra na impressora. Classificamos estes casos como Problema de Tração, ...
    • Primeira camada, como ajustar

      Este é um dos procedimentos mais importantes de se dominar na impressão 3D FDM. A primeira camada é determinante para o sucesso da peça impressa pois se trata das fundações da construção a ser criada pela máquina. Toda vez que enviar um trabalho de ...
    • Como deixar as suas peças mais resistentes!

      Objetivo Esse artigo tem como objetivo demonstrar as alterações de fatiamento feitas para imprimir peças com maior resistência mecânica, usando parâmetros como perímetros, preenchimento, camadas sólidas e extrusão. Preenchimento O parâmetro mais ...