PrusaSlicer - Técnicas para impressão mais rápida e econômica

PrusaSlicer - Técnicas para impressão mais rápida e econômica

Objetivo

Mostrar técnicas para diminuir o tempo de impressão de certas peças.

Técnicas:

Orientação do objeto na mesa:

Ao imprimir objetos com grandes retas, onde um motor se move por vez, faz com que o tempo entre troca de direções seja maior, tendo que desacelerar um motor e acelerar outro, porém, quando rotacionamos a peça em 45° e os dois motores trabalham o momento todo, faz com que nenhum precise acelerar ou desacelerar drasticamente, economizando tempo.

Exemplo:

Peça com orientação comum
Uma questão, é de que não são somente os motores que influenciam nesta escolha, mas sim o preenchimento interno da peça, sendo que ele sempre faz um ângulo de 45° com a mesa, logo, ao ir do perímetro para o preenchimento, temos uma brusca mudança de direção.
Preenchimento na peça em orientação comum
Agora ao rotacionar a peça em 45°, vamos verificar as mudanças:
Peça rotacionada em 45°
Veja que o tempo de impressão reduziu em 10 minutos, ou 8% do tempo de impressão, pode parecer pouco neste caso, mas com peças maiores, a diferença é maior ainda!
O mesmo se aplica para o custo, notem que diminui em 4% o filamento utilizado, isso é devido ao preenchimento estar alinhado com os perímetros, o que faz com que o perímetro funcione como uma parte melhor utilizada na estrutura do preenchimento.
Preenchimento na peça rotacionada
Em um exemplo onde você imprimia 8 peças diariamente dessas, demorando 16,8 horas (contando 2,1h por peça), você farias as mesmas 8 peças em 15,4 horas, economizando 1,2 horas ou 80 minutos, o que pode permitir que imprima 9 peças ao invés de 8.

Padrão de preenchimento:

O padrão de preenchimento pode nem sempre estar relacionado a resistência da peça, mas muitas vezes ao tempo de impressão da mesma, pois objetos que não necessitam de resistência, podem ser impressas mais rápido e com menos preenchimento.
Todos os exemplos abaixo são da mesma peça, com a mesma configuração, alterando somente o padrão de preenchimento:
Perfil de impressão: 17-Cam_0.3-Velocidade
Filamento: Material3D_Colors_PLA
Preenchimento: 10%
Dimensões do cubo: 50*50*50mm
Preenchimento rectilíneo
Este é o nosso preenchimento padrão, ele faz linhas que a cada camada se rotacionam em 45°.
Preenchimento de grade
Este preenchimento faz uma grade em toda camada, o que dá um pouco mais de resistência à peça, em custo de um pouco de material e tempo.
Preenchimento de giróide
O giróide faz umas formas diferentes no seu interior, o que aumenta a resistência da peça e deixa o preenchimento bem bonito, porém aumenta um pouco o tempo.
Preenchimento de hexágono
O hexágono/colmeia deixa a peça mais resistente, em custa de tempo, note que aumenta em muito o tempo.
Note como o tempo chegou a aumentar uma hora em relação ao padrão de preenchimento, escolha o padrão necessário para que sua peça tenha a resistência que o projeto exigir, e escolha o padrão com o menor tempo.

Somente preenchimento onde necessário:

Essa função do fatiador permite que seja somente colocado preenchimento no local onde é necessário, como o nome da função mesmo diz, isso é muito útil para peças que não necessitem de resistência, as que são para decoração, por exemplo.

Como ativar?

Para ativar esta função no PrusaSlicer, vamos em:
Configuração de impressão / Print Settings;
Preenchimento / Infill;
Ativar a o opção Somente preenchimento onde necessário / Only infill where needed;


Exemplo:
Objeto sem a opção ativada
Note o tempo e o gasto de material: 8h 13min e 156.08g
Objeto com a opção ativada
Agora com a opção ativa: 7h 3min e 120.15g
Uma redução de tempo em 1h 10min, equivalente a 8% a menos!
E uma redução de 34.7g, equivalente a 23%!

Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, ficamos à disposição. 😉
    • Related Articles

    • Como economizar material utilizando o Slic3r

      Neste artigo vamos explicar como é possível economizar material utilizando configurações no fatiador. Caso não exista necessidade da impressão ter qualquer tipo de resistência mecânica, você pode seguir esse passo-a-passo para diminuir a quantidade ...
    • Em que usar cada Config de Impressão

      Objetivo Esse artigo tem o objetivo de explicar o uso e as particularidades de cada perfil de fatiamento.  Perfis de Fatiamento Ao instalar o PrusaSlicer, a Boa Impressão 3D oferece diversas configurações previamente testadas para tirarmos o melhor ...
    • Como conservar o filamento

      Umidade: Mantenha sempre em local seco ao abrigo do sol. Evite deixar seu filamento exposto por muito tempo, sempre que possível retorne para o saco plastico e feche o Ziplock. O fechamento é hermético. A sílica-gel dentro do sachê vai ajudar a ...
    • Filamento e umidade

      Consequências de um filamento úmido - Fragilidade do filamento ainda no rolo (quebra com facilidade); - Extrusão descontrolada liberando material inconstantemente.  - Patinamento do filamento na hora da extrusão. Isto é consequência da água ...
    • PrusaSlicer - Como inserir uma pausa para troca de filamento - Impressão multicolorida

      Objetivo Neste artigo, iremos fatiar uma peça e adicionar uma pausa para troca de filamento, para podermos utilizar mais de uma cor na mesma impressão, utilizando o PrusaSlicer. Instruções Vídeo do procedimento 1. Fatie a peça normalmente, com os ...